Perguntas Frequentes

Processos Seletivos

Como escolho os processos seletivos?


No menu superior, escolha a opção processos. Nela abrirá uma lista de todos os processos em andamento, basta selecionar o processo desejado e inscrever-se.




É possível participar de mais de um processo seletivo?


Sim! Basta selecionar o processo em andamento e inscrever-se!





Educacional

O que são Cursos de Capacitação Profissional?


Cursos rápidos, geralmente entre 40 a 160 horas, voltados para a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.




Qual o público para Cursos de Capacitação Profissional?


Principalmente jovens que estão na eminência de entrada ao mercado de trabalho e ou pessoas que buscam aumentar suas chances de empregabilidade e empreendedorismo.




Cursos de Capacitação Profissional precisam autorização do MEC?


Os cursos profissionalizantes não são catalogados pelo Ministério da Educação (MEC), além de não existirem pré-requisitos para se inscrever em um curso dessa natureza, diferentemente dos cursos técnicos. Os cursos profissionalizantes são classificados como cursos de formação profissional e de aprendizagem.




O que são Cursos de Extensão e Desenvolvimento Profissional?


Cursos voltados para a preparação e atividade complementar, geralmente acima de 180 horas, com objetivo de abordar temas específicos. Esses cursos têm o propósito de aumentar os conhecimentos em temas que atendam a demanda do mercado profissional. Essa modalidade acompanha as tendências do mercado de trabalho, integrando conceitos específicos nas áreas de atuação.




Qual o público para Cursos de Extensão e Desenvolvimento Profissional?


Principalmente para profissionais com graduação superior, ligados à área em questão, que buscam o aperfeiçoamento e aprofundamento em temas específicos, que estejam ligados a ações práticas de atuação.




O que é Ensino Médio e suas finalidades?


O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.




O que é Educação Profissional Técnica de Nível Médio?


Etapa de Formação Profissional, que prepara o educando para o exercício profissional. A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Desenvolvida nas seguintes formas: I - articulada com o ensino médio; II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.




Como posso cursar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio?


A educação profissional técnica de nível médio articulada, será desenvolvida de forma: I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado. Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.





Funcionamento do Portal


Inscreva-se e fique informado sobre tudo o que acontece por aqui...

© Fapetec 2021 – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura | Todos os Direitos Reservados