top of page

FAPETEC E REGES FIRMAM PARCERIA PARA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Curso “Plano de Negócios” é inédito e se destaca pela metodologia inovadora e imersiva


 A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) e a Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES) firmaram uma parceria em prol da Educação e do aprendizado, com a criação do Curso Elaboração do Plano de Negócios, com uma metodologia inédita. O conteúdo visa integrar a visão empreendedora de maneira técnica e humana, promovendo um ensino completo para quem deseja abrir uma própria empresa ou quer aprimorar os seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios.

Através da Metodologia Imersiva e Participativa, desenvolvida pela FAPETEC, tem-se uma ligação direta do conhecimento com a sua aplicação, por meio de pontes de aprendizado compostas por estratégias e ações cientificamente embasadas. Dessa forma, o aluno poderá entender as aplicações do aprendizado de forma teórica e prática concomitantemente.

O grande benefício está na imersão completa do estudante. A FAPETEC e a REGES acreditam que por meio dessa conexão, o aluno pode ser parte do processo de aprendizado, sendo ativo na construção do conhecimento, isto é, ele é o protagonista da ação de aprender, em conjunto com o contexto e cenário que fazem parte da sua própria realidade.

Além disso, a didática do curso é apresentada em forma de storytelling, com exemplos de histórias reais, gerando uma identificação de personagens com o aluno. Outro ponto de destaque é a estrutura de tomada de decisões, excluindo o certo ou errado, mas sim, demonstrando resultados que o aluno pode alcançar com determinada escolha. Ou seja, ele defronta-se com as consequências, em uma simulação imaginária do real. Para a aplicabilidade da Metodologia Imersiva e Participativa, a FAPETEC concebeu três pilares, aliados a uma Plataforma de Aprendizagem Virtual onde o aluno é conduzido em um cenário participativo e com ações reais do mundo profissional. O primeiro, é a produção do material didático, com recursos de navegação online para integração das TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação); em seguida, desenvolvimento de games interativos, que promovem a gamificação do aprendizado; por fim, a sedimentação dos conceitos aprendidos por meio de um quis, estruturado em processos decisórios.

A REGES tem papel fundamental na execução da Metodologia, através dos professores extremamente didáticos, que irão fomentar, continuamente, as competências empreendedoras de seus alunos. Diferente de outros cursos de empreendedorismo, o Elaboração do Plano de Negócios visa não só acender ainda mais o espírito empreendedor, mas ensinar como colocar ideias na prática, bem como formas de melhorar a sua empresa, transformar modelos e processos e descobrir maneiras de atuar no mercado.

17 visualizações
bottom of page