SEBRAE está com Credenciamento de Fornecedores aberto para as áreas de Inovação, Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas no Estado do Ceará
- Editorial
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
A iniciativa visa ampliar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutoria do Sebrae

O Sebrae-CE, assessorado pela Fapetec, anuncia que estão abertas as inscrições para credenciamento de fornecedores de serviços de Consultoria e Instrutoria, por meio do Sistema de Gestão de Fornecedores (SGF), com prioridade para as áreas listadas acima.
As empresas interessadas em realizar suas inscrições devem acessar o portal da FAPETEC – www.fapetec.org - link “UNIDADE DE SELEÇÃO” > “PROCESSOS SELETIVOS” – SEBRAE/CE - Edital SGF 01/2024 (Chamada Específica), até o final de dezembro de 2025.
E quais empresas podem participar?
Poderão se credenciar as empresas que forem Sociedades Empresárias, Sociedades Simples, Empresário Individual (EI) e as Sociedades Limitadas Unipessoais – SLU. Há oportunidades, também, para os Microempreendedores Individuais - MEI, para se inscreverem, exclusivamente, para prestação de serviços de Instrutoria, em áreas e subáreas específicas.
O SGF é composto por 17 áreas de conhecimento, mas a prioridade são as áreas de:
INOVAÇÃO:
11.6 Gestão do Conhecimento
11.8 Inovação
11.11 Startup
11.17 Inovação aberta
11.18 Gestão de comunidades
11.19 Gestão de ecossistemas de inovação
11.21 Aceleradoras de empresas
11.23 Aceleradoras de startups para grupos sub-representados
11.24 Aceleradoras de deeptechs
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL:
13.1. Aglomerações Produtivas/Arranjos Produtivos Locais
13.2. Planejamento Territorial
13.3. Análises Socioeconômicas e de Desenvolvimento
13.4. Governança Territorial
POLÍTICAS PÚBLICAS:
16.1. Gestão Pública
16.2. Desenvolvimento Local e Políticas Públicas
16.3. Políticas Públicas de Apoio aos Pequenos Negócios
16.4. Consórcio Público
16.5. Compras Públicas
16.6. Desburocratização
16.9. Licenciamento Sanitário
16.11. Licenciamento Ambiental
16.14. Compras Públicas – Agricultura Familiar
16.15. Licenciamento Urbano, Código de Construção, Lei de Uso e Ocupação do Solo
O fornecedor deverá indicar, no mínimo, 1 (um) profissional em condições de habilitação, para sua equipe técnica, como condição para credenciamento, que deverá comprovar sua formação acadêmica de graduação, com o envio do diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), além de experiência na área/ subárea de conhecimento em que irá atuar.
A solicitação para contratação vai seguir o critério de rodízio, onde é estabelecido uma forma de seleção, seguindo, as seguintes etapas: Áreas de conhecimento e subárea e natureza do serviço, se consultoria e/ou instrutoria, em que está credenciado; Produto/serviço, quando houver; Regularidade fiscal da empresa; Proximidade do local de execução dos serviços.
Etapas do Processo de Credenciamento
O Processo de Credenciamento seguirá, basicamente, duas etapas: A primeira é a inscrição com o preenchimento correto dos dados cadastrais das empresas e de sua equipe técnica, indicada para o processo, além de envio de toda a documentação listada no edital, exclusivamente por meio eletrônico.
Já a segunda etapa é a análise das informações, dados e documentos, encaminhados pelas empresas, quanto à sua habilitação jurídica e qualificação técnica, além dos profissionais indicados, pela banca examinadora da Fapetec.
Todos os detalhes estão no Edital publicado no site da Fapetec - www.fapetec.org, - link “UNIDADE DE SELEÇÃO” > “PROCESSOS SELETIVOS” – SEBRAE/CE - Edital SGF 01/2024 (Chamada Específica). E, em caso de dúvidas, o atendimento é 100% eletrônico por mensagens encaminhadas ao e-mail sebraece@fapetec.org.