FAPETEC RECEBE O CERTIFICADO AMIGO DO BOMBEIRO

Homenagem demonstra o reconhecimento e o respeito entre as instituições



Na última quinta-feira (12), a FAPETEC recebeu o Certificado Amigo do Bombeiro, homenagem entregue aos representantes da Fundação, em reconhecimento aos excelentes trabalhos, projetos e planejamentos de desenvolvimento em prol da comunidade.


A FAPETEC e os Bombeiros atuaram em conjunto no Projeto JEPOE, na cidade de Carapicuíba – SP. O JEPOE foi voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, com o oferecimento de cursos de qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho. Os Bombeiros foram os responsáveis pela organização do fluxo de candidatos durante a etapa de inscrições e na segurança nos espaços reservados para cadastramento, assim como nos eventos de formaturas.


Para o Comandante Osmar Augusto Ferreira, 46, o Certificado Amigo do Bombeiro demonstra a importância do apoio das instituições para o fortalecimento da Corporação de Bombeiros. “As organizações podem ajudar os Bombeiros na contratação do profissional bombeiro civil, dando a oportunidade aqueles que fazem um trabalho voluntário, seja na Defesa Civil, Cruz Vermelha ou Corpos de Bombeiros Civis Voluntários. Também é possível reconhecer o nosso trabalho através de palestras de primeiros socorros e prevenção a incêndios nas instituições e nas faculdades”, diz o Comandante Ferreira.


Valorização da Vida: a importância do trabalho dos Bombeiros


A imagem do Bombeiro normalmente está associada aos incêndios e contenção do fogo, mas a instituição faz muito mais pela vida. O Comandante Ferreira, por exemplo, formou-se como Bombeiro Civil no ano de 1998, logo após ter participado de ajuda às vítimas da explosão do Shopping de Osasco.


Na tarde de 11 de junho de 1996, véspera do dia dos namorados, uma explosão rompeu o chão da praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping, jogando o piso para o alto e derrubando o teto local. Quarenta e duas pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas.


A assistência às vítimas da tragédia fez com que o Comandante Ferreira se empenhasse cada vez mais na valorização da vida. Depois de formado, ele foi para a cidade de Matão, no interior do Estado de São Paulo, onde socorreu vítimas de incêndio. No entanto, o Comandante voltou para Osasco, onde trabalhou voluntariamente até 2003.


No ano seguinte, o Comandante Ferreira mudou-se para a cidade de Caieiras, trabalhando no Hospital do município, onde atendia ocorrências emergenciais e saía às ruas com uma equipe de auxiliares de enfermagem.


Mas, tudo mudaria em 2007, quando o Airbus A-320 da TAM, voo JJ-3054, de Porto Alegre – RS para São Paulo-SP, derrapou na pista molhada do Aeroporto de Congonhas, atravessou a avenida e explodiu contra um prédio da própria companhia. Considerada uma das maiores tragédias da aviação brasileira, o Comandante Ferreira saiu do município de Caieiras, com mais dez bombeiros voluntários, para prestar ajuda na semana do acidente.


Com esse episódio, ele viu a necessidade de criar uma corporação de bombeiros civis voluntários para ajudar em casos de calamidade pública. “Eu criei essa instituição sem fins lucrativos e já estivemos em missões humanitárias por diversos Estados: com a arrecadação de alimentos para as vítimas do terremoto do Haiti em 2010; nos vários incêndios florestais na Serra dos Cristais, em 2014; na busca pela menina Vitória, em Araçariguama, em 2018; na busca ao rapaz Vitor, desaparecido em Cotia, em agosto deste ano; e a missão de uma semana no desastre de Brumadinho”, conta o Comandante Ferreira.


FAPETEC e a honra do certificado Amigo do Bombeiro


A FAPETEC orgulha-se de receber o certificado Amigo do Bombeiro das mãos do Comandante Ferreira, que tanto faz e fez pelas vidas de milhares de pessoas. A fundação reconhece a importância do trabalho do bombeiro civil e zela pelos seus valores, que tanto representam o sentimento da organização: a vida, o respeito e a humanidade.
































Inscreva-se e fique informado sobre as tudo o que acontece por aqui...

© Fapetec 2020 – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura | Todos os Direitos Reservados