top of page

O QUE É PRECISO SABER SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS?

Veja como se proteger e como prevenir o contágio do Covid-19 (baseado nas recomendações do Ministério da Saúde)



O novo Coronavírus (Sars-CoV-2, ou Covid-19) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após os primeiros casos da doença serem registrados na China. A família Coronavírus (CID10) faz parte de um conjunto de vírus que causam infecções respiratórias, sendo os mais comuns o alpha coronavírus 229E, o NL63, o beta coronavírus OC43 e o HKU1.


No dia 30 de janeiro de 2020, a Covid-19 (Organização Mundial da Saúde) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus, o Covid-19, constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.


Em 11 de março de 2020, a OMS passou a considerar o novo coronavírus como uma pandemia, em decorrência do grande aumento do número de casos da doença em todo o mundo.


Uma das grandes características do Covid-19 é a sua alta taxa de transmissividade, o que torna mais fácil o contágio de pessoa para pessoa.


Embora normalmente citado como uma gripe, é importante destacar que o novo coronavírus, apesar de apresentar sintomas muito semelhantes ao da influenza, possui algumas complicações mais sérias. Enquanto a influenza tem como agravamento a pneumonia bacteriana (tratada com antibióticos), o Covid-19 pode causar insuficiência respiratória e pneumonia viral.


Já os resfriados comuns, provocados pelos adenovírus, parainfluenza e outros tipos de coronavírus, causam inflamações mais focadas e restritas ao nariz e garganta.


Como é a transmissão do novo coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do Covid-19 ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias ou de contato.


Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) de um indivíduo infectado ou com sintomas respiratórios pode ser exposta à doença.


A transmissão também ocorre por contato pessoal ou com a secreção de pessoas contaminadas, por meio de:


· Gotículas de saliva;


· Espirros;


· Tosse;


· Catarro;


· Aperto de mão;


· Contato com objetos contaminados.


O período médio de incubação por coronavírus, isto é, o tempo que demora para a manifestação dos sintomas, é de 5 dias até 12 dias. A transmissão pode ocorrer em até 7 dias após o início dos sintomas ou até mesmo antes do aparecimento de sinais da doença.


Como se proteger do novo coronavírus?

Para evitar o contágio e diminuir a transmissão do Covid-19, o Ministério da Saúde traz algumas orientações quanto à higiene e outros cuidados básicos. São elas:


· Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete. Se não houve água e sabão, usar um desinfetante a base de álcool;


· Evitar tocar olhos, nariz, boca, quando não estiver com as mãos lavadas;


· Evitar o contato com pessoas doentes e do grupo de risco;


· Cobrir boca e nariz ao tossir, espirar com lenço de papel e em seguida, jogar fora; ou com o antebraço e fazer a higienização em seguida;


· Caso tenha perceba algum sintoma, permaneça em casa;


· Limpar e desinfetar objetos e superfícies com regularidade.


Todas essas informações podem ser consultadas diretamente no site do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page