top of page

ARQUITETURA E URBANISMO

Criada em 1996, a Escola da Cidade – Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – tornou-se parceira da FAPETEC, reunindo professores e profissionais de diversas áreas.

Seus principais objetivos são: contribuir para a melhoria das condições de vida e divulgar conhecimento produzido, numa linguagem acessível à comunidade, formando cidadãos capazes de criticar e transformar a realidade.

A Escola da Cidade é um centro de estudos do desenho do ambiente, das diferentes formas de ocupação do espaço e das relações entre arquitetura, história, cultura, território e natureza.

O Núcleo Aplicação leva o conhecimento produzido pela Escola à comunidade, às entidades e instituições, aos órgãos públicos e às empresas, por meio de programas culturais, sociais e técnicos.

O Núcleo Pesquisa agrega pesquisas aplicáveis aos programas desenvolvidos sobre arquitetura, cidade, território e ambiente.

Seus projetos são desenvolvidos por meio de convênios e parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Exterior, a exemplo da FAPETEC.

O Núcleo Formação Continuada oferece ao público externo cursos, seminários, palestras, que constroem o acervo acadêmico e prático para a extensão universitária, especialização e pós-graduação.

O Núcleo Comunicação estabelece vínculo com o público externo por meio da publicação de livros, revistas, apostilas, e da atualização permanente do site.

Já o Núcleo Tecnologia concebe e acompanha programas que integram as novas exigências da arquitetura e do desenho industrial contemporâneos em conjunto com os outros núcleos. Enfatiza a procura de soluções de qualidade e sustentabilidade ao escolher a tecnologia, privilegiar o ambiente e envolver a comunidade.


PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Uma criança, mil árvores;
Garante a inserção social de crianças carentes por meio do plantio de árvores que serão utilizadas, no futuro, como madeira própria para a construção civil.

Oficina-escola;
Elabora soluções para lajes e painéis de madeira de reflorestamento, integrando jovens de comunidades carentes.

Calçada limpa;
Desenha revestimentos para calçadas, que permitem economizar água e energia na sua manutenção.

Passarelas e pontes;
Desenvolve novas tecnologias para o uso da madeira em ponte e passarelas.

bottom of page