top of page

MEMÓRIAS EM REDE

Instituto Devir Educom e FAPETEC firmam parceria para promoção de oficinas de jornalismo, memória e educação midiática para jovens e adultos

O Instituto Devir Educom firma parceria com a FAPETEC para a promoção de investimentos no projeto “Memórias em Rede”, que leva oficinas de jornalismo, memória e educação midiática para estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com essa colaboração, é possível ampliar a oferta da oficina para quatro escolas públicas de Santos - SP, localizadas no Centro Histórico e na Zona Noroeste.

A iniciativa “Memórias em Rede” leva o jornalismo, a educação midiática e os aspectos da memória individual, coletiva e social para os espaços formais e não-formais de ensino, pela perspectiva da Educomunicação. Dessa maneira, os participantes do projeto são capazes de ampliar o senso crítico, bem como perceber as interfaces entre a Comunicação, Educação e Cultura, por meio de metodologias ativas que visam o protagonismo do estudante do século 21.

Neste ano, as quatro escolas de Santos-SP contempladas são as unidades municipais de ensino (UMEs) Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó), Avelino da Paz Vieira e José Bonifácio (no bairro Vila Nova), e a Escola Estadual Zulmira Campos (Castelo). O projeto tem início em setembro e compreende as seguintes etapas: diagnóstico das instituições escolares, formação online em Educomunicação aos profissionais das instituições de ensino, oferta de oficinas de escrita criativa, fotografia, rádio, vídeo e mídias sociais aos estudantes.

O principal objetivo do projeto é contribuir com a reversão da evasão escolar e a violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes, especialmente com a crise de saúde pública provocada pela pandemia da Covid-19.

Por essa razão, a parceria também ocorre em interlocução com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as Secretarias Municipais de Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Social (SEDS) de Santos, além da Diretoria de Ensino da Região Santos.

O projeto do Instituto Devir Educom foi realizado entre os anos de 2018 e 2019, nas escolas municipais Avelino da Paz Vieira e Mário de Almeida Alcântara. Atualmente, com a parceria da FAPETEC, o “Memórias em Rede” é expandido, com a oportunidade de alcançar mais alunos e transformá-los através da Educomunicação.

Contribuição à Educação Pública

Durante a realização do “Memórias em Rede”, cerca de 80 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão beneficiados, além de 60 profissionais das escolas, que receberão certificado da formação. Também haverá vagas para os educadores dos serviços de acolhimento da SEDS.

A intenção do projeto é impactar a escola como um todo, valorizando o conhecimento e a história de cada participante da comunidade escolar e, com isso, será possível fortalecer a autoestima, o sentido de pertencimento, o desempenho escolar e o reconhecimento da escola para a formação de valores e novas perspectivas de vida. Em conjunto, o “Memórias em Rede” também valoriza a formação dos profissionais que atuam nessas instituições como importantes agentes da educação.

“Com essa parceria ampliamos nossa contribuição à escola pública e à educação dos novos tempos por meio da Educomunicação. Defendemos o jornalismo na escola como exercício de cidadania, prática de escuta ativa e combate à desinformação. Nosso desejo é traçar uma cartografia afetiva das escolas e dos territórios com o protagonismo desses estudantes”, comemora a presidente do Instituto Devir Educom, a professora e jornalista Andressa Luzirão.

Para o coordenador pedagógico da FAPETEC, Prof. Antônio Carlos Kobori, a parceria com o Instituto Devir Educom contempla os valores da fundação, centrados na ampliação do ensino e no compartilhamento de novas perspectivas de aprendizagem para o estímulo ao senso crítico. “A Educomunicação é uma vertente que pode agregar muito aos alunos e profissionais da educação. Vivemos em um mundo cercado por informações, saber como selecioná-las e interpretá-las desenvolve a autonomia dos estudantes, contribui com a democratização de acesso aos conteúdos, além de fazer parte do conjunto de metodologias ativas, que são tão importantes para a formação nos dias de hoje”, diz.

Além disso, o Prof. Kobori ainda comenta que a Educação Midiática trabalha com o comportamento das novas gerações, hiperconectadas, a partir da identificação de conteúdos e informações precisas, combatendo os cenários de desinformação. “Entender o comportamento da mídia, saber como as informações são veiculadas e tratadas… Tudo isso ajuda na formação cidadã, na consciência social e na responsabilidade com o que é dito, falado e escrito”, comenta.

O Gestor de Projetos da FAPETEC, Nilton Rodrigues, diz que o “Memórias em Rede” tem muito a contribuir com a formação cidadã, principalmente na Era da Informação e com a velocidade de publicação de notícias. “A “verdade” é uma matéria que está sempre em ordem! A velocidade com que as notícias são divulgadas é um dos maiores benefícios adquiridos pela humanidade, porém assim como produz benesses, em muitos casos levam a desinformação e muitas pessoas sofrem com os prejuízos das ditas “fake news”. Este é um grande mal que precisa ser combatido permanentemente”, reforça.

A FAPETEC vê no projeto “Memórias em Rede” um grande valor educacional e até mesmo cultural. “A ação de produzir ensinamentos do jornalismo nas faixas etárias educacionais é muito importante, principalmente aos alunos do ensino fundamental, onde há uma grande receptividade à educação e um caráter em formação”, afirma Nilton.

Metodologia dos Círculos

O projeto “Memórias em Rede” leva alguns conceitos e práticas do jornalismo à escola, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê atividades do campo jornalístico-midiático na formação da disciplina de Língua Portuguesa. Com as oficinas ofertadas, os estudantes podem conhecer mais de perto a atuação de repórteres, que tecem e ressignificam histórias afetivas do cotidiano, com cidadãos, lugares e espaços.

As oficinas são conduzidas pela Metodologia dos Círculos, criada pelo Devir Educom, para trabalhar as perspectivas do Eu, da Escola, da Família e do Território, para um aprendizado significativo e contextualizado com a realidade dos estudantes. Dessa forma, os aprendizes são colocados como protagonistas na construção coletiva do conhecimento e pode desenvolver, ou mesmo fortalecer, o senso de pertencimento onde vivem e estudam.

Para isso, o projeto utiliza-se de recursos da Comunicação e da tecnologia como canais de expressão e exercício de cidadania em diferentes linguagens, desenvolvendo consciência crítica e responsabilidade social nos alunos quanto ao uso e ao consumo responsável das distintas plataformas de mídia, entendendo-as como partes da cultura contemporânea. As oficinas trabalham, de forma lúdica, a técnica jornalística, com as funções relacionadas, como repórter, editor, pauteiro, fotógrafo, produtor, apresentador, etc.

O Instituto Devir Educom

Criado em junho de 2018, sob o pilar da Educomunicação, o Instituto atua em várias frentes e ações na educação formal e não-formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.

Entre suas ações, além do Memórias em Rede, o Instituto tem em seu escopo projetos como Papo de #Educomunicação (lives mensais com educadores e especialistas sobre temas que afetam a escola e espaços não-formais de ensino), (RE)Aproveitar (que atua na sustentabilidade dentro das escolas), Cinescola (levando o cinema para a reflexão de alunos e demais membros da comunidade escolar), formações, entre outros.

Você pode acompanhar o projeto do Instituto Devir Educom em parceria com a FAPETEC, por meio do site www.devireducom.org.br ou redes sociais (@institutodevireducom).

bottom of page