top of page

PROJETO ENTURMANDO

O Projeto Enturmando – Cidade Ademar foi um convênio feito em 2010 entre a FAPETEC, o FEMA - Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Os objetivos do projeto foram a sensibilização e a mobilização de estudantes e professores da região da Cidade Ademar, em São Paulo, para a construção de uma Agenda 21 Escolar.

Para isso, abordaram-se questões como a Cultura dos 3Rs, APP, Mata ciliar e área de manancial, Aterro de inertes e aterro sanitário, Carta da Terra e Objetivos do Milênio. O projeto foi realizado nas seguintes escolas: EMEF Dep. Sussumu Hirata, EMEF Eng. José Amadei e EMEF Prof. Mario Schonberg. Contou também com a parceria da Estação Resgate, que realiza um trabalho de reciclagem de resíduos da construção civil.

O projeto foi um verdadeiro sucesso, com asensibilização de professores e coordenadores para atuarem como protagonistas e multiplicadores;sensibilização de 469 crianças com a Agenda 21 Escolar e a Carta da Terra;mobilização da comunidade escolar a favor do engajamento socioambiental; reflexão sobre realidade socioambiental;conhecimento da comunidade e seu entorno;construção colaborativa (jornal-mural) e participação de todos por uma meta em comum;distribuição de 480 terráreos;plantio de 480 mudas; e doação de material didático para o Núcleo Sul da PMSP e para a biblioteca da UMAPAZ.

bottom of page