top of page

PROSA E POESIA

Nos dias 23 e 25 de abril, a Seção de Atividades Culturais da USP, campus de Ribeirão Preto, realiza a oficina Prosa & Poesia que faz uma reflexão sobre autores por meio de laboratório e sarau literário. O autor tema de abril é Álvares de Azevedo (1831-1852), contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro pertencente à segunda geração romântica.

Objetivo

O projeto atingiu um público variado, apresentando-lhe autores de relevância para a literatura. Por meio de apresentações teóricas, foram apresentadas produções literárias de tais autores, estabelecendo diálogo entre teoria, crítica e produção.

Tais discussões, associadas à análise de textos, serviram de base norteadora para a produção de textos do próprio público, de modo que cada integrante fosse ativo e participativo das aulas, elaborando seus textos e discorrendo sobre os mesmos.

Os saraus, apresentados sempre em datas posteriores às exposições, completaram a relação que se pretendeu alcançar entre a teoria e a prática literária, permitindo ao público o entretenimento, a apresentação de textos próprios e/ou da autoria do autor trabalhado.

Metodologia

O projeto foi realizado em 7 encontros com propostas de estudo e análise de autores, e outros 07 encontros com apresentação de saraus correspondentes a cada autor trabalhado. Para as exposições teóricas, houve uso de projeção em data show, com recortes de aspectos críticos, teóricos e analíticos dos autores. Após a apresentação oral, houve uma atividade que possibilitou ao público relacionar a teoria/obra de cada autor a uma produção própria. Os saraus contaram com a participação de equipe dos autores do projeto, também aberto para participação dos integrantes dos cursos, com apresentação de leitura/declamação de textos, músicas e atividades culturais que foram pertinentes ao sarau e ao autor explorado.

bottom of page