7 DICAS PARA O TRABALHO HOME OFFICE

Saiba como manter a sua produtividade em casa



Com o aumento de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil (ver mapa da OMS), a recomendação principal é evitar aglomerações, como forma de diminuir as formas de contágio. Isso fez com que vários locais adotassem práticas de home office, liberando os colaboradores para o trabalho remoto.


Os recursos tecnológicos ajudam muito nessa questão, especialmente a internet, que possibilitou a comunicação direta e instantânea entre as equipes, para que as atividades continuem sendo feitas, sem perda de qualidade.


No entanto, o home office é novidade para muitas pessoas, que estão se adaptando a essa nova forma de trabalhar.


Para ajudar você a manter a produtividade em casa, separamos algumas dicas para o trabalho home office. Confira abaixo!


1 – Tenha ou crie um espaço para trabalhar

O primeiro passo é estabelecer qual cômodo da sua casa é adequado para trabalhar. Alguns imóveis possuem escritório, o que pode facilitar muito na hora de delimitar um local. Mas, se esse não for o seu caso, veja qual espaço pode ser confortável para você.


Os cômodos arejados e bem iluminados são os mais indicados. Você pode aproveitar a iluminação natural para fazer o seu trabalho e ter um ambiente mais agradável.


Se você tiver dificuldade de concentração, a dica é priorizar os lugares silenciosos da sua casa. Um quarto, ou até mesmo a sala de estar.


2 – Estabeleça uma jornada de trabalho

Quando estamos em casa, várias coisas podem nos distrair: a louça na pia, as crianças em casa, a roupa que precisa ser lavada… Enfim, os afazeres domésticos acabam martelando em nossas cabeças.


Mas, para que você não perca a produtividade nesses dias de trabalho remoto, é importante estabelecer uma jornada de trabalho. Levante no horário costumeiro, tome um bom café da manhã e se troque. Essas pequenas ações vão te ajudar a ter uma rotina, algo fundamental para a produtividade do home office.


3 – Se afaste das redes sociais e outras distrações

Trabalhar com acesso à internet em casa pode ser muito confortável, mas também pode abrir margens para diversas distrações. Assim, vale a pena se desligar das coisas que possam comprometer a sua concentração, como as redes sociais.


Além disso, é importante evitar resolver problemas pessoais durante o seu horário de trabalho. Sabemos que isso pode ser complicado, principalmente para quem tem crianças em casa, mas oriente seus filhos sobre a necessidade daquele tempo destinado somente ao trabalho.


4 – Mantenha uma comunicação com a equipe

Estabeleça uma comunicação com seus colegas de trabalho, incluindo o seu chefe, parceiros e outros colaboradores. Isso mostra que você está atento ao que está acontecendo na empresa e, além disso, faz com que as pessoas se lembrem de você.


Quando possível, faça reuniões por aplicativos de videoconferência, para que toda a equipe possa conversar sobre o desenvolvimento do trabalho.


5 – Faça as pausas necessárias

Assim como o trabalho presencial, o home office também requer pausas, como o horário de almoço, ida ao banheiro, aquele cafézinho rápido da tarde. Esses intervalos são extremamente necessários para o descanso dos colaboradores e também ajudam a espairecer as ideias.


Por exemplo, se você se deparar com um problema, de difícil resolução, dê uma pausa, respire fundo, beba uma água. Esse breve momento pode ser suficiente para a sua mente se acalmar. Assim, fica muito mais fácil encontrar a solução.


6 – Mantenha a organização do local

Engana-se quem pensa que a organização somente deve ser feita no escritório, não em casa, já que “ninguém vai ver essa bagunça”. Mas, ambientes desorganizados costumam comprometer a produtividade, pois tornam o trabalho mais complicado.


Por isso, tente manter o seu ambiente home office limpo e bem organizado. Você poderá notar a diferença!


7 – Cumpra o horário de trabalho estipulado

Assim como é importante entrar no horário certo de trabalho no home office, também devemos sair no horário certo. Muitos colaboradores acabam estendendo a jornada, justamente por estarem em casa. Mas, isso pode trazer muitos problemas, especialmente estresse e ansiedade.


Por isso, é importante aliar a rotina com os horários certos de trabalho. Isso ajuda você a também ter momentos de lazer em casa e cuidar da sua vida pessoal.

Inscreva-se e fique informado sobre as tudo o que acontece por aqui...

© Fapetec 2020 – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura | Todos os Direitos Reservados